Aponte para o Gerês |
Terça, 29 de Março de 2011 |
O projecto “APONTE para o GERÊS” pretende sensibilizar todas as organizações e empresas portuguesas para realizarem pelo menos uma actividade no Gerês durante os anos 2011 e 2012. Desta forma todas as organizações e empresas estarão a apoiar a recuperação do Gerês. As empresas existentes no Gerês (Unidades de Alojamento, Restauração, Similares de Hotelaria e Restauração, Pequeno Comércio, Artesanato, Pequenas Unidades Agrícolas, Silvicultores, Prestadores de Serviços, etc.) terão desta forma a possibilidade de prestar serviços às empresas que aceitarem realizar uma actividade no Gerês. Desta forma poderão acreditar na iniciativa privada e mobilizar a sociedade para uma nova atitude, mais condicente com o desenvolvimento sustentado e equilibrado. Assim foi assinado um Compromisso da Esperança entre as entidades:
Câmara Municipal de Terras de Bouro
Associação Comercial de Braga Adere-Minho – Associação para o Desenvolvimento do Minho Modelstand - Concepção e Montagem de Exposições Lda. Ideia Cinco - Instituto de Formação para O Comércio, Serviços e Turismo,CRL Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza Turel – Cooperativa para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, CRL UAC Alto Cávado - Unidade de Acompanhamento e Coordenação para o Alto Cávado Cujos princípios são: .
1º Princípio - Cooperar para o desenvolvimento sustentado do Gerês As entidades signatárias comprometem-se a cooperar dentro das suas possibilidades e objectivos com as entidades oficiais locais, regionais e nacionais para o desenvolvimento sustentado do Gerês. 2º Princípio – Realizar actividades no Gerês As entidades signatárias aceitam realizar pelo menos uma actividade da sua organização no Gerês. Entre as múltiplas actividades a realizar destacam-se Reuniões de Empresa, Acções de Formação, Seminários, Salões Temáticos, Formação, Outdoor, Assembleias Gerais, etc, com recurso aos serviços das empresas locais. 3º Princípio – Serviço permanente de informação e orientação A Associação Comercial de Braga e a Câmara Municipal de Terras de Bouro disponibilizarão um serviço permanente de informação e orientação para as empresas que aceitarem cooperar neste COMPROMISSO da ESPERANÇA. 4º Princípio – Sugerir a outras empresas a realização de actividades no Gerês As Organizações e Empresas que realizarem actividades no Gerês comprometem-se a sugerir a outras empresas das suas relações, fornecedores ou clientes e amigos a realização de uma actividade no Gerês. 5º Princípio – Disseminação pela WEB através dos Sites das empresas As entidades participantes comprometem-se a colocar nos seus Sites a sua deslocação ao Gerês como forma de disseminar esta dinâmica positiva de fomento económico. O COMPROMISSO da ESPERANÇA, é um documento aberto, disponível para ser completado com outros princípios que as entidades que o subscreverem estejam disponíveis a propor. |