Organismo de Certificação
Quem Somos
Política de Qualidade
Manual de Qualidade
Embaixadores
Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

05.jpg
II ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTOS TRADICIONAIS CERTIFICADOS
Terça, 08 de Novembro de 2016

Próximos produtos a certificar - Tapete de Arraiolos de Portugal e Bordado de Tibaldinho

No passado dia 4 Novembro realizou-se o II Encontro Nacional de Produtos Tradicionais certificados.

Para a Adere-Minho foi uma honra aceitar o desafio do Município de Mangualde, para realizar este II ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTOS TRADICIONAIS CERTIFICADOS em Tibaldinho – Alcafache no Município de Mangualde.

O Presidente do Município de Mangualde disse que este encontro só fazia sentido se realizar em Tibaldinho, pois foi aqui que nasceu o maior património cultural que precisa ser preservado, promovido e valorizado, que é o Bordado de Tibaldinho que só persistiu no tempo graças à dedicação incondicional das suas artesãs.

Num dia muito produtivo, contamos com as intervenções valiosas do CEARTE (Luís Rocha e Fernando Gaspar), que fizeram um balanço da certificação dos produtos artesanais não alimentares, e da importância da obtenção da carta de artesão e de UPA.

O produto mais próximo da certificação é o Tapete de Arraiolos de Portugal, que foi devidamente explicado pela Técnica da qualidade da Adere-Minho - Diana Barbosa.

O Vereador do Município de Gondomar - Carlos Brás, falou-nos da Filigrana de Gondomar, da sua importância para economia local e nacional, e por isso é importante certificar para valorizar o produto, e acabar com as “Filigranas falsas”. Foi também apresentado o Caderno de Especificações do Bordado de Tibaldinho (Fernanda Pereira de Mangualde).

A parte da tarde foi dedicada aos produtos alimentares certificados, em que podemos perceber como elaborar um Caderno de Especificações (Graça Ramos da Portugal à mão), e a associação FELBA (entidade promotora) explicou como se trata da certificação da Maçã de Esmolfe e da Maça da Beira Alta. Da parte da Estrelacoop tivemos uma apresentação clara sobre a certificação do Queijo da Serra da Estrela, é importante procurar queijo com selo da certificação.

Deste encontro sai ainda uma nota importante por parte do IPAC:

A certificação de produtos artesanais e tradicionais reforça a identidade nacional, honrando a cultura e o legado do passado, mas compatibilizando-o com os desafios atuais e a necessidade contínua de melhorar e inovar. Só desta forma seremos capazes de manter uma dinâmica de procura que respeite o passado mas seja capaz de satisfazer as necessidades e expectativas do presente, preparando assim um futuro com sustentabilidade.

A certificação destes produtos, quando realizada por uma entidade independente de quem os produz, dá as necessárias garantias de imparcialidade e isenção aos consumidores e regulamentadores, proporcionando ainda (consoante os casos) a possibilidade de registo legal de marca própria e distintiva, impedindo desta forma a concorrência (ilícita) de quem não tem o necessário histórico, tradição ou aptidões para produzir com a qualidade desejada os produtos certificados.A certificação é também uma actividade indispensável quando é necessário separar o trigo do joio, ou seja, defender e assegurar a qualidade e consistência do produto, de modo a que o seu bom nome e reputação sejam protegidos, enaltecidos e reconhecidos de forma sistemática e imediata pelos consumidores. A ausência de uma certificação competente proporciona um ambiente em que a competição se faz apenas pelo preço, e não respeitando um nível de qualidade mínimo, o que inevitavelmente produzirá uma perca contínua de qualidade e o consequente desinteresse dos consumidores por um produto de qualidade incerta, decrescente e variável.

Finalizou este encontro o Sr. Vereador de Mangualde Dr. João Lopes, que agradeceu o facto de Adere-Minho ter aceite realizar um encontro desta importância e dimensão numa Freguesia com tanto histórico cultural na área do artesanato.

 

IMG 9247 1

IMG 9264 1

IMG 9471 1

IMG 9481 1

 

Bordado de Tibaldinho - CM Magualde.pdf

Caderno de Especificações - Portugal à Mão.pdf

Certificação Tapete de Arraiolos de Portugal - Adere-Minho.pdf

Estatuto atualizado 2016 Alimentar - CEARTE.pdf

Filigrana - CM Gondomar.pdf

Maça de Esmolfe e da Beira Alta - FELBA.pdf

Queijo Serra da Estrela - Estrelacoop.ptx.pdf


 
II ENCONTRO NACIONAL DE TRADIÇÕES ARTESANAIS CERTIFICADAS
Quarta, 26 de Outubro de 2016

Dia 4 Novembro em Mangualde - inscreva-se: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Vai valer a pena!!

Novo logo II Encontro

 
Boletim 1º Semestre 2016
Quarta, 26 de Outubro de 2016

Boletim

 
II ENCONTRO NACIONAL DE TRADIÇÕES ARTESANAIS CERTIFICADAS
Sábado, 01 de Outubro de 2016

adereminho Programa_IIEncontroNacional_v01-1

 
Miguel Faria ensina a tocar Viola na Adere-Minho
Sábado, 15 de Outubro de 2016

Miguel Faria

 
Adere-Minho e IEFP entregam certificados aos finalistas do curso EFA bordador
Quinta, 29 de Setembro de 2016

Director Serviços de Emprego e Formação Profissional de Braga entrega Certificados da formação EFA Bordador com exposição trabalhos elaborados pelas formandas na ADERE-MINHO

Terminou mais uma formação EFA Bordador de mulheres desempregadas dos concelhos de Vila Verde, que aprenderam a bordador as três tradições certificadas: Lenços de Namorados do Minho, Bordado de Viana do Castelo e Bordado de Guimarães, tendo como tema acessória de moda e de casa.  Esta formação do Serviço de Formação de Mazagão, com quem a Adere-Minho tem uma parceria muito forte desde sempre, cumpriu a sua missão de ensinar e preparar para a vida activa com uma ferramenta na área do artesanato, que temos a certeza ser cada vez mais um saída profissional, ao IEFP, a todas as formadoras Camila Silva, Céu Cunha, Sameiro Fernandes, Conceição Pimenta, Diana Barbosa e Helena Costa, o nosso muito obrigado pelo excelente trabalho. Às formandas desejamos muito sucesso e que encontrem um novo rumo nas suas vidas.

A sessão de encerramento contou com a presença do Senhor Director Dr. Carlos Menezes e da Subdirectora Dra. Isabel Oliveira, bem como o coordenador da formação Dr. Manuel Almeida, que entregaram os respectivos certificados às formandas. A Sra. Sub-Directora, desejou em nome do Serviço de Formação o empenho das formandas, desejando que façam desta arte a sua futura profissão, estando o Serviço de Emprego e Formação à disposição para continuar a apoiar este tipo de formações e as formandos no seu futuro.

Net 2

Net 1  Net 3

IMG 9229  IMG 9230

                IMG 9231

DSCF0271

 


 
Recomposição Orgãos Sociais - Altino Bessa assume Presidência da Assembleia Geral
Sexta, 23 de Setembro de 2016

Engº Altino Bessa assume Presidência da Assembleia Geral da Adere-Minho

Recomposição dos Órgãos sociais para o triénio 2015-2018

Tomada de posse dos associados que se juntaram à causa da ADERE-MINHO, um Organismo de Certificação Nacional de produtos artesanais e uma agência de desenvolvimento social, cultural e empresarial.  Agradecemos a todos os associados que até agora fizeram parte do projecto da associação.

      AB

Orgaos2

Orgaos

 
programa - Boa cama Boa mesa - Sic - Noticias
Quinta, 15 de Setembro de 2016

A certificação do Bordado de Viana do Castelo em destaque no programa Boa Cama Boa Mesa - Sic Noticias

HIIE3645

http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-vida/2016-09-15-Boa-Cama-Boa-Mesa-na-SIC-Noticias-Tradicao-e-modernidade-em-Viana-do-Castelo 

 

 
Adere-Minho homenageada com "Mérito" na Gala os Melhores de Vila Verde
Segunda, 08 de Agosto de 2016

A Adere-Minho foi homenageada com prémio de "Mérito" na 4a Gala dos Melhores de Vila Verde, agradecemos à organização e ao seu mentor Augusto Faria esta distinção é uma honra e um privilégio para a Direção e colaboradores da nossa instituição. Muito obrigado.
A Directora Geral da Adere-Minho teve ainda a tarefa de entregar o prémio Arte e Cultura à vencedora desta categoria Fatima Mendes artesã que muito faz pela cerâmica em VIla Verde, que muito nos orgulha, parabéns à Atelier de Decoração Fátima Mendes

Gala 1

              Gala 2    

 
Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde acolhe Sessão sobre Certificação da Viola Braguesa
Sábado, 06 de Agosto de 2016

O processo de certificação da Viola Braguesa esteve esta Sexta-feira, dia 5 de Agosto, em destaque na Feira Nacional de Artesanato de Vila Conde onde se realizou uma sessão de esclarecimento dirigida a construtores, tocadores e colecionadores. A iniciativa contou com a presença de António Barroso, em representação do Município de Braga, e de Teresa Costa, directora-geral da Adere-Minho, enquanto entidade certificadora, e Graça Ramos da Portugal à Mão responsável pela elaboração do Caderno de Especificações da Viola Braguesa.

Segundo António Barroso, a certificação da Viola Braguesa é uma forma de assegurar que as tradições e os valores se mantêm fiéis à sua identidade. “A Câmara Municipal definiu como prioridade a valorização do património nas suas mais diversas vertentes. É por isso que consideramos a Viola Braguesa um factor de atracção e projecção do território”, afirmou, numa sessão abrilhantada por Paulo Rocha e Xico Malheiro.
O representante do Município lembrou que Braga possui um vasto número de produtores de referência de instrumentos musicais, sendo mesmo considerada a pátria da Viola Braguesa. “Entendemos que era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos”, adiantou, sustentando que este é também um “exemplo que Braga dá a outros Municípios”.
Recorde-se que o processo de certificação deste instrumento musical é liderado pelo Município de Braga, sendo a Adere-Minho o organismo de certificação.

Sessao Viola Braguesa FNA

Sessao Viola Braguesa FNA2

 
Sessão esclarecimento sobre a certificação da VIOLA BRAGUESA na Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde
Segunda, 01 de Agosto de 2016

Dia 5 de Agosto pelas 16h estaremos na maior Feira de Artesanato Nacional em Vila de Conde, para falar sobre a certificação da Viola Braguesa.
Uma parceria com ADAPVC e Município de Braga
Apareça!!!

Viola Braguesa Vila de Conde

 
Adere-Minho atinge a marca 5.000 de lenços de Namorados do Minho certificados
Quinta, 28 de Julho de 2016

A ADERE-MINHO certificou hoje o Lenço de Namorados do Minho nº 5000, lenço da artesã Sameiro Leão do concelho de Amares.

14 anos depois do inicio da certificação, atinge-se hoje um número notável – 5.000, com uma média anual de mais de 350 lenços de namorados do Minho produzidos e certificados, por unidades produtivas dos 25 concelhos do Minho e limítrofes.

Este produto ancestral, onde a moça em idade de casar bordava um pedaço de linho ou algodão a seu gosto para oferecer ao seu amado como pedido de namoro, foi a primeira tradição a ser certificada, contando com mais de 100 Embaixadores, desde actores/actrizes; cantores/cantoras; jornalistas; humoristas; estilistas, jogadores e treinadores de futebol; Presidentes da República, Primeiro Ministro, Ministros, Secretários de Estado e deputados municipais e da república, entre outros.

A ADERE-MINHO continua enquanto Organismo de Certificação a promover os produtos que certifica, entre eles a Olaria e Figurado de Barcelos;  Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Rendas de Bilros de Vila Conde.

Lenco certificado nº 5.000

 
Ministro Vieira da Silva visita Adere-MInho e é empossado Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados
Segunda, 18 de Julho de 2016

A Adere-Minho recebeu a visita do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva, visita a ADERE-MINHO, que teve oportunidades de visitar o Viveiro de Micro empresas, bem como conhecer de perto o trabalho realizado pela associação no âmbito da formação, do apoio à criação de emprego e formação/ consultoria a micro e pme's. Por outro lado e como já era do seu conhecimento a Adere-Minho mostrou todos os produtos já certificados (Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Rendas de Bilros de Vila de Conde) e como é seu trabalho enquanto Organismo de certificação. No final da visita e foi instituído Embaixador dos Lenços dos Namorados do Minho certificados. Foi uma honra a sua visita para a instituição, para as empresas e as unidades produtivas. 

DSCF9287  DSCF9301

Ministro 2

 
ADERE-Moda - Empresárias dos Viveiros da ADERE, promovem 2ª edição desfile Moda
Sábado, 16 de Julho de 2016

Promover as micro e pequenas empresas instaladas no viveiro existente na Adere-Minho é o principal objectivo da Moda Adere, um certame que arrancou no ano passado e que, teve a sua segunda edição. roupa, maquilhagem, cabeleireiro e florista, por exemplo, foram protagonistas no desfile abrilhantado por "modelos" da própria Freguesia. 

Rogério Braga e Luana Lopes fizeram a animação desta segunda edição do Moda Adere.

ADERE MODA 1  ADERE MODA 2  

                 ADERE MODA 3   

ADERE MODA 5  ADERE MODA 6

ADERE MODA 7  ADERE MODA 8

ADERE MODA 9  ADERE MODA 10

                   ADERE MODA 11  




 
Boletim informativo 2º semestre 2015
Quinta, 30 de Junho de 2016

BI 2º Semestre 2015

 
CONVITE : Sessão de Esclarecimento - "Certificação do Bordado de Tibaldinho"
Segunda, 11 de Julho de 2016

Convite Mangualde

 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 1 de 29