Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

02.jpg
II ENCONTRO NACIONAL DE TRADIÇÕES ARTESANAIS CERTIFICADAS
Quarta, 26 de Outubro de 2016

Dia 4 Novembro em Mangualde - inscreva-se: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Vai valer a pena!!

Novo logo II Encontro

 
Boletim 1º Semestre 2016
Quarta, 26 de Outubro de 2016

Boletim

 
II ENCONTRO NACIONAL DE TRADIÇÕES ARTESANAIS CERTIFICADAS
Sábado, 01 de Outubro de 2016

adereminho Programa_IIEncontroNacional_v01-1

 
Miguel Faria ensina a tocar Viola na Adere-Minho
Sábado, 15 de Outubro de 2016

Miguel Faria

 
Adere-Minho e IEFP entregam certificados aos finalistas do curso EFA bordador
Quinta, 29 de Setembro de 2016

Director Serviços de Emprego e Formação Profissional de Braga entrega Certificados da formação EFA Bordador com exposição trabalhos elaborados pelas formandas na ADERE-MINHO

Terminou mais uma formação EFA Bordador de mulheres desempregadas dos concelhos de Vila Verde, que aprenderam a bordador as três tradições certificadas: Lenços de Namorados do Minho, Bordado de Viana do Castelo e Bordado de Guimarães, tendo como tema acessória de moda e de casa.  Esta formação do Serviço de Formação de Mazagão, com quem a Adere-Minho tem uma parceria muito forte desde sempre, cumpriu a sua missão de ensinar e preparar para a vida activa com uma ferramenta na área do artesanato, que temos a certeza ser cada vez mais um saída profissional, ao IEFP, a todas as formadoras Camila Silva, Céu Cunha, Sameiro Fernandes, Conceição Pimenta, Diana Barbosa e Helena Costa, o nosso muito obrigado pelo excelente trabalho. Às formandas desejamos muito sucesso e que encontrem um novo rumo nas suas vidas.

A sessão de encerramento contou com a presença do Senhor Director Dr. Carlos Menezes e da Subdirectora Dra. Isabel Oliveira, bem como o coordenador da formação Dr. Manuel Almeida, que entregaram os respectivos certificados às formandas. A Sra. Sub-Directora, desejou em nome do Serviço de Formação o empenho das formandas, desejando que façam desta arte a sua futura profissão, estando o Serviço de Emprego e Formação à disposição para continuar a apoiar este tipo de formações e as formandos no seu futuro.

Net 2

Net 1  Net 3

IMG 9229  IMG 9230

                IMG 9231

DSCF0271

 


 
Recomposição Orgãos Sociais - Altino Bessa assume Presidência da Assembleia Geral
Sexta, 23 de Setembro de 2016

Engº Altino Bessa assume Presidência da Assembleia Geral da Adere-Minho

Recomposição dos Órgãos sociais para o triénio 2015-2018

Tomada de posse dos associados que se juntaram à causa da ADERE-MINHO, um Organismo de Certificação Nacional de produtos artesanais e uma agência de desenvolvimento social, cultural e empresarial.  Agradecemos a todos os associados que até agora fizeram parte do projecto da associação.

      AB

Orgaos2

Orgaos

 
programa - Boa cama Boa mesa - Sic - Noticias
Quinta, 15 de Setembro de 2016

A certificação do Bordado de Viana do Castelo em destaque no programa Boa Cama Boa Mesa - Sic Noticias

HIIE3645

http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-vida/2016-09-15-Boa-Cama-Boa-Mesa-na-SIC-Noticias-Tradicao-e-modernidade-em-Viana-do-Castelo 

 

 
Adere-Minho homenageada com "Mérito" na Gala os Melhores de Vila Verde
Segunda, 08 de Agosto de 2016

A Adere-Minho foi homenageada com prémio de "Mérito" na 4a Gala dos Melhores de Vila Verde, agradecemos à organização e ao seu mentor Augusto Faria esta distinção é uma honra e um privilégio para a Direção e colaboradores da nossa instituição. Muito obrigado.
A Directora Geral da Adere-Minho teve ainda a tarefa de entregar o prémio Arte e Cultura à vencedora desta categoria Fatima Mendes artesã que muito faz pela cerâmica em VIla Verde, que muito nos orgulha, parabéns à Atelier de Decoração Fátima Mendes

Gala 1

              Gala 2    

 
Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde acolhe Sessão sobre Certificação da Viola Braguesa
Sábado, 06 de Agosto de 2016

O processo de certificação da Viola Braguesa esteve esta Sexta-feira, dia 5 de Agosto, em destaque na Feira Nacional de Artesanato de Vila Conde onde se realizou uma sessão de esclarecimento dirigida a construtores, tocadores e colecionadores. A iniciativa contou com a presença de António Barroso, em representação do Município de Braga, e de Teresa Costa, directora-geral da Adere-Minho, enquanto entidade certificadora, e Graça Ramos da Portugal à Mão responsável pela elaboração do Caderno de Especificações da Viola Braguesa.

Segundo António Barroso, a certificação da Viola Braguesa é uma forma de assegurar que as tradições e os valores se mantêm fiéis à sua identidade. “A Câmara Municipal definiu como prioridade a valorização do património nas suas mais diversas vertentes. É por isso que consideramos a Viola Braguesa um factor de atracção e projecção do território”, afirmou, numa sessão abrilhantada por Paulo Rocha e Xico Malheiro.
O representante do Município lembrou que Braga possui um vasto número de produtores de referência de instrumentos musicais, sendo mesmo considerada a pátria da Viola Braguesa. “Entendemos que era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos”, adiantou, sustentando que este é também um “exemplo que Braga dá a outros Municípios”.
Recorde-se que o processo de certificação deste instrumento musical é liderado pelo Município de Braga, sendo a Adere-Minho o organismo de certificação.

Sessao Viola Braguesa FNA

Sessao Viola Braguesa FNA2

 
Sessão esclarecimento sobre a certificação da VIOLA BRAGUESA na Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde
Segunda, 01 de Agosto de 2016

Dia 5 de Agosto pelas 16h estaremos na maior Feira de Artesanato Nacional em Vila de Conde, para falar sobre a certificação da Viola Braguesa.
Uma parceria com ADAPVC e Município de Braga
Apareça!!!

Viola Braguesa Vila de Conde

 
Adere-Minho atinge a marca 5.000 de lenços de Namorados do Minho certificados
Quinta, 28 de Julho de 2016

A ADERE-MINHO certificou hoje o Lenço de Namorados do Minho nº 5000, lenço da artesã Sameiro Leão do concelho de Amares.

14 anos depois do inicio da certificação, atinge-se hoje um número notável – 5.000, com uma média anual de mais de 350 lenços de namorados do Minho produzidos e certificados, por unidades produtivas dos 25 concelhos do Minho e limítrofes.

Este produto ancestral, onde a moça em idade de casar bordava um pedaço de linho ou algodão a seu gosto para oferecer ao seu amado como pedido de namoro, foi a primeira tradição a ser certificada, contando com mais de 100 Embaixadores, desde actores/actrizes; cantores/cantoras; jornalistas; humoristas; estilistas, jogadores e treinadores de futebol; Presidentes da República, Primeiro Ministro, Ministros, Secretários de Estado e deputados municipais e da república, entre outros.

A ADERE-MINHO continua enquanto Organismo de Certificação a promover os produtos que certifica, entre eles a Olaria e Figurado de Barcelos;  Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Rendas de Bilros de Vila Conde.

Lenco certificado nº 5.000

 
Ministro Vieira da Silva visita Adere-MInho e é empossado Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados
Segunda, 18 de Julho de 2016

A Adere-Minho recebeu a visita do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva, visita a ADERE-MINHO, que teve oportunidades de visitar o Viveiro de Micro empresas, bem como conhecer de perto o trabalho realizado pela associação no âmbito da formação, do apoio à criação de emprego e formação/ consultoria a micro e pme's. Por outro lado e como já era do seu conhecimento a Adere-Minho mostrou todos os produtos já certificados (Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Rendas de Bilros de Vila de Conde) e como é seu trabalho enquanto Organismo de certificação. No final da visita e foi instituído Embaixador dos Lenços dos Namorados do Minho certificados. Foi uma honra a sua visita para a instituição, para as empresas e as unidades produtivas. 

DSCF9287  DSCF9301

Ministro 2

 
ADERE-Moda - Empresárias dos Viveiros da ADERE, promovem 2ª edição desfile Moda
Sábado, 16 de Julho de 2016

Promover as micro e pequenas empresas instaladas no viveiro existente na Adere-Minho é o principal objectivo da Moda Adere, um certame que arrancou no ano passado e que, teve a sua segunda edição. roupa, maquilhagem, cabeleireiro e florista, por exemplo, foram protagonistas no desfile abrilhantado por "modelos" da própria Freguesia. 

Rogério Braga e Luana Lopes fizeram a animação desta segunda edição do Moda Adere.

ADERE MODA 1  ADERE MODA 2  

                 ADERE MODA 3   

ADERE MODA 5  ADERE MODA 6

ADERE MODA 7  ADERE MODA 8

ADERE MODA 9  ADERE MODA 10

                   ADERE MODA 11  




 
Boletim informativo 2º semestre 2015
Quinta, 30 de Junho de 2016

BI 2º Semestre 2015

 
CONVITE : Sessão de Esclarecimento - "Certificação do Bordado de Tibaldinho"
Segunda, 11 de Julho de 2016

Convite Mangualde

 
Pulsar Viana - expõe duas tradições certificadas - lenços de namorados do minho e bordado de viana do castelo
Sexta, 08 de Julho de 2016

O Estação Viana Shopping tem patente ao público de 8 a 23 Julho uma Exposição de duas tradições certificadas Bordado de Viana do Castelo e Lenços de Namorados do Minho, trabalhos das artesãs Camila Silva e Conceição Pimenta.

Irão decorrer ainda durante esse período Workshp´s com a artesã Conceição Pimenta, para Inscrições ou informações contacte: balcão de informações, através do 258 100 500 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Agradecemos a simpatia e colaboração da Daniela do Estação Viana e do seu Director - José Duarte Glória.
Visite !!

Pulsar Viana  1

Pulsar Viana  2  Pulsar Viana  3

Pulsar Viana  4  Pulsar Viana  5

 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 2 de 30