Organismo de Certificação
Quem Somos
Política de Qualidade
Manual de Qualidade
Embaixadores
Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

13.jpg
Mário Augusto na Adere-Minho para receber um lenço de Namorados do Minho certificado e personalizado
Quinta, 15 de Novembro de 2012

A Adere-Minho recebeu o jornalista Mário Augusto, conceituado e reconhecido profissional pelo trabalho que desenvolve com programas em torno do cinema, há mais de 20 anos, que entrevista as grandes estrelas do cinema norte-americano e europeu, começou a sua carreira em 1985, passou por revistas, rádio e televisão (sendo um dos fundadores da SIC), Aceitou repto e passa a ser Embaixador da certificação dos Lenços de Namorados do Minho, e das nossas tradições como Figurado de Barcelos, deixou algumas ideias para o seguimento da promoção e divulgação que a Adere-Minho tem feito, com a promessa de partilhar as tradições. A Adere-Minho e os artesãos agradecem o seu gesto contando sempre com o seu apoio.

                                     Mario Augusto  

Mario Augusto Figurado    MA formandas

.
 
Formandos da Adere-Minho encenam Lenda de S. Martinho para alunos da Eb1 Soutelo
Terça, 06 de Novembro de 2012

Estão a decorrer na Adere-Minho varias acções de formação no âmbito da medida 2.3. – formações modulares certificadas financiadas pelo POPH. Um grupo de 45 formandos frequentam acções nas áreas de Saúde; Secretariado e trabalho administrativo; e Serviços de apoio a crianças, esta ultima organizou uma teatralização sobre a Lenda de S. Martinho para os alunos da Eb1 de Soutelo.

 Teatro UM  Teatro UM 2

Formações Modulares Certificadas - medida 2.3. do POPH

.
 
Adere-Minho na Fundação da Juventude no Porto a convite do Montepio
Terça, 06 de Novembro de 2012

A Adere-Minho a convite do Montepio esteve na Fundação da Juventude no Porto na Conferência "Ser Empreendedor - Atitude e Competência", para dar o seu testemunho no apoio Criação Empresas e apoio aos artesãos, como o caso de Elisabete Pinto que deu o seu contributo ao falar da sua história, pois terminou uma formação em Bordado Guimarães em Janeiro deste ano (2012) e apos 10 meses, montou um atelier – "Pé de Flor" - com uma colega Carla Campos, com muito esforço e empenho tem sempre muitas encomendas a sua espera.

Teresa Costa  Elisabete Pinto

.
 
Adere-Minho realiza sessao com ex-formandas Bordado de Guimaraes
Segunda, 05 de Novembro de 2012

A Adere-Minho realizou uma sessão de esclarecimento para as formandas do curso EFA Bordador - Bordado de Guimarães, no Centro de Emprego de Guimarães sobre empreendedorismo, criação próprio emprego e ainda sobre todo o processo de pedido de Carta de artesao, e de Certificação do Bordado de Guimarães. Esta sessão contou com apoio e colaboração da Dra. Helena Chaves (Directora Centro Emprego Guimarães) e da Dra. Catarina da Oficina.

Sessao Guimaraes 3  Sessao Guimaraes 2  Sessao Guimaraes

.
 
Encerramento de mais um EFA Bordador em Bordados de Guimarães
Quinta, 01 de Novembro de 2012

O Delegado Regional Norte do IEFP, o Presidente do Municipio de Guimarães, a Presidente da Oficina, encerraram a formação de 16 mulheres, com o 9º ano de escolaridade, que se encontravam numa situação de desemprego, esta acção de formação decorreu nas instalações do Cybercentro de Guimarães e o próximo objectivo é organizarem-se em unidades de produção artesanais, tal como aconteceu com as formandas dos cursos de 2011. Esta sessao contou com uma exposição na Loja da Oficina, na Rua da Rainha, que mostra os trabalhos efectuados pelas formandas. Esta acção de formação da iniciativa do IEFP - Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga e Centro Emprego de Guimarães teve como parceiros: a Oficina, o Municipio de Guimarães e a Adere-Minho, na sequência das 5 acções de formação modulares levadas a cabo ao longo de 2011.

Encerramento Bordado de Guimaraes

.
 
Carlos do Carmo Grande Embaixador do Fado é também Embaixador da Certificação
Sábado, 03 de Novembro de 2012

A Adere-Minho teve a honra e o privilégio de poder oferecer ao Grande Embaixador do Fado – Carlos do Carmo - produtos certificados, aceitando o pedido para se tornar também Embaixador da Certificação das Produções Certificadas do Minho. Este Senhor recebeu Lenço de Namorados do Minho certificado e personalizado, bordado pela Unidade Produtiva Mi-linha. Recebeu ainda um Galo de Barcelos certificado do artesão João Ferreira Machado peça do Figurado de Barcelos. Carlos do Carmo é acarinhado por um público que o respeita e estima, apreciando nele, as suas qualidades de grande intérprete e comunicador, os seus mais de um milhão de discos vendidos são prova inequívoca disso mesmo, “Por Morrer uma Andorinha”, “Gaivota”, “Canoas do Tejo”, “Os Putos”, “Lisboa Menina e Moça”, são alguns dos grandes sucessos populares da sua carreira. Os artesãos e a Adere-Minho sentem-se lisonjeados pelo seu grande gesto.

   Carlos Carmo   

.
 
Igualdade de género - o papel da comunicação social debatido em Seminári na Adere-Minho
Segunda, 29 de Outubro de 2012

A Adere-Minho realizou hoje o Seminário "Igualdade de Género - O papel da comunicação social", com a presença de ilustres convidados  com contributo reconhecido nesta área da Igualdade de Género - Felisbela Lopes Pró Reitora da Universidade do Minho; Sofia Branco jornalista na Agência Lusa, Paulo Monteiro Director do Correio do Minho. Carla Cerqueira investigadora da UM em Ciências da Comunicação, Manuel Albano Delegado Regional da CIG. O seminário Igualdade de Género – o papel da comunicação social”, inserido no projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces, com apoio da CIG, através da medida 7.3. do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), tem desenvolvido um conjunto de actividades abrangendo diversos públicos estratégicos na região do Minho. O Seminário “Igualdade de Género – o papel da comunicação social”, teve como objectivo reflectir sobre o papel dos média na divulgação e promoção da igualdade de género e cidadania; e mobilizar a sociedade civil para uma participação mais activa e responsável. Com intervenções muito enriquecedoras e esclarecedores que a Adere-Minho disponibilizará em breve.

1 Sem  5

8  2

No final da sessão a Adere-Minho selou a sessão brindando os nossos convidados com um lenço de Namorados do Minho certificado, conjungando a temática da igualdade do amor e da amizade.

9  10

 

.
 
Aula Aberta com Profº Rui Namorado na Reitoria da UM
Quarta, 24 de Outubro de 2012

Esta aula aberta à sociedade civil foi uma iniciativa conjunta da Adere Minho da cooperativa A Relha e da Universidade do Minho e insere-se nas comemorações do Ano Internacional das Cooperativas proclamado pelas Nações Unidas. O convidado foi Prof. Dr. Rui Namorado membro da Comissão de Honra do Ano Internacional das Cooperativas ( AIC- 2012), licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais, exerceu funções docentes na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1979. O Presidente da Adere-Minho referiu que o cooperativismo é em si mesmo a partilha de vontades entre pessoas para construir algo mais forte que contribua para uma maior felicidade do colectivo. Num mundo moderno pautado pela globalização, nem todos os países souberam ainda retirar as vantagens do modelo de organização cooperativa. No final da Aula Aberta a Adere-Minho ofereceu dois Lenços de Namorados do Minho certificados: um ao Profº Rui Namorado e outro ao Reitor da Universidade do Minho Profº Dr. António Cunha, que assim se tornam também eles Embaixadores da certificação dos produtos artesanais.

aula 2   aula 3

aula 5  aula 6

 

.
 
Seminário: Igualdade de Género - O papel da Comunicação Social
Sexta, 19 de Outubro de 2012

NET 1

Igualdade de Género - O papel da comunicação social foi hoje apresentado na sede da Adere Minho, em Soutelo. O Seminário que se vai realizar no dia 29 de Outubro, tem como objectivos reflectir sobre o papel dos média na divulgação/promoção da igualdade de género e cidadania, discutir sobre a importância da igualdade de oportunidades na formação dos profissionais da comunicação social e mobilizar a sociedade civil para uma participação mais activa e responsável. Este seminário insere-se no âmbito do projecto PICA - Promover a Igualdade Construindo Alicerces, apoiado pela CIG na medida 7.3. do POPH.

convite email_pica

.
 
CONVITE: Aula Aberta
Quarta, 10 de Outubro de 2012

O Presidente da Adere-Minho - Abílio Vilaça e o Reitor da Universidade do Minho - António Cunha, têm a honra de convidar V.Exª para a Aula Aberta, sob o tema “A empresa cooperativa e o desenvolvimento” que se realizará no Salão Nobre da Reitoria da UMinho, no dia 24 Outubro pelas 10 horas.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Ano Internacional do Cooperativismo, que se comemora este ano, tendo como convidado Professor Doutor Rui Namorado.

aulaaberta convite_email

.
 
ADERE-MINHO no 37º Colóquio da Qualidade organizado pela APQ
Quinta, 04 de Outubro de 2012

A Adere-Minho foi convidada pela APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade) para integrar o 37º Colóquio da Qualidade, dando o seu testemunho/contributo como única entidade certificadora de produtos artesanais (todos eles Minhotos: Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo). Num colóquio nacional a par de muitas experiências na área da qualidade a Adere-Minho esteve integrada no painel "Made in Qualidade". Para aceder a todos as comunicações consulte: www.apq.pt

Seminário Qualidade   Seminário Qualiadde APQ

.
 
Formação em artes e ofícios na Adere-Minho em parceria com CEARTE
Sexta, 28 de Setembro de 2012

A Adere-Minho em parceria com o CEARTE realizou mais duas acções de formação (unidades modulares), com 50 horas tendo sido frequentadas por 30 formandas em situação de desemprego. Estas acções na área das artes e ofícios, direccionaram-se para a pintura cerâmica em azulejo e confecção de bonecas de trapos.

Grupo II  Trab Grupo

           Pintura Cerâmica Azulejo        Pintura Cerâmica Azulejo 2

Formacao Bonecas  Formacao Bonecas 1

.
 
Adere-Minho mostra Lenços de Namorados do Minho certificados
Sábado, 22 de Setembro de 2012

A convite do IPCA a Adere-Minho esteve nos dias 20 e 21 no Hotel Axis Ofir (Esposende) com a artesã Camila Silva para promover e divulgar os Lenços de Namorados do Minho certificados e sua tradição, durante o Encontro AECA, na área da Contabilidade e Administração, que reuniu profissionais e investigadores oriundos de Portugal e Espanha. Este evento foi organizado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

IPCA 2012 C  IPCA 2012

.
 
Adere-Minho no Verão Total da RTP em Braga
Sexta, 31 de Agosto de 2012

A RTP realizou o programa Verão Total em Braga, e uma vez mais convidou a Adere-Minho para dar o seu contributo através da sua experiência com a certificação das tradições do Minho. Neste programa apresentado por Serenella Andrade e Francisco Mendes falou-se na tradição, como inovar e a ligação da Juventude no artesanato.

Verao total

    Verao total1    Verao total2

.
 
Presidente da AIP - José Eduardo Carvalho visita Adere-Minho
Quinta, 30 de Agosto de 2012

O Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, visitou hoje a Adere-Minho presidindo à cerimónia de entrega dos prémios do concurso INOVARTE, e da Homenagem Pública que a associação fez ao Mestre Oleiro Júlio Alonso. Nesta ocasião anunciou o reforço do apoio institucional ao CENA (Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato) por parte da AIP, afirmando que a aposta neste sector deve passar pelo apoio à certificação, aos projectos na área da comercialização e à protecção social dos pequenos empresários/artesãos. José Eduardo Carvalho deixou o registo enaltecendo a Adere-Minho ” Num país com excessiva reflexão e reduzida acção é gratificante observar e ver entidades cuja missão é fazer fazer e acontecer. … a Adere-Minho é um caso único de dinamismo económico e social, um instrumento fundamental no desenvolvimento local”.

Visita  viveiro 1

viveiro 2  visita 2

.
 
Homenagem ao Mestre Oleiro Júlio Alonso
Quinta, 30 de Agosto de 2012

A ADERE-MINHO faz Homenagem Pública ao Mestre Oleiro de Barcelos Júlio Alonso, artesão com Carta de Mérito, pelo seu contributo e empenho na valorização e preservação da  tradição da olaria e da cerâmica figurativa de Barcelos que tem produzido com dedicação e amor, defendendo a originalidade e autenticidade da cultura popular, os produtores acreditados e os consumidores. O Presidente da AIP - José Eduardo Carvalho e o Deputado da Assembleia da República - Altino Bessa e o Vereador da Câmara Municipal de Barcelos - César Pires associaram-se a esta homenagem.

Homenagem Pública

           Presidente AIP presenteado com peça olaria certificado de Júlio Alonso  Deputado da Assembleia da República presenteado com peça olaria certificado de Júlio Alonso

.
 
« InícioAnterior11121314151617181920SeguinteFinal »

Página 13 de 28