Organismo de Certificação
Quem Somos
Política de Qualidade
Manual de Qualidade
Embaixadores
Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

07.jpg
Sofia Fernandes e Hugo Torres - Embaixadores da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO hoje dia 14 de FEVEREIRO empossou dois EMBAIXADORES da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho – Sofia Fernandes ilustre Vila Verdense – repórter da TVI, e Hugo Torres, cantor e compositor bracarense. 

Contribuímos para que a cultura popular esteja protegida e possa apoiar o desenvolvimento do turismo, com produtos portugueses certificados e autênticos.  Contribuímos também para a protecção dos artesãos, da cultura e dos consumidores impedindo que a contrafacção, as imitações e o desleixo saiam ganhadores, reforçando a importância da consciência pública para a exigência de produtos portugueses certificados. 

Desde 2002 já certificamos 4544 lenços de Namorados do Minho, estes dois notáveis jovens vão contribuir e muito para a promoção da tradição.


Sofia Fernandes Hugo TorresEmbaixadores


VV4Fava de cacau

.
 
Pires de Lima - Recebe Lenços de Namorados do Minho certificado
Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

Pires de Lima

fPires de Lima Embx

.
 
Lídias Dias - Embaixadora da certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Quinta, 13 de Fevereiro de 2014

A ADERE-MINHO recebeu a visita da Srª Vereadora da Cultura do Município de Braga - Dra. Lídia Dias, que ficou a conhecer a realidade do trabalho que é desenvolvido pela nossa associação há quase 24 anos, no âmbito da promoção e divulgação do melhor que temos na região do minho que são as nossas tradições.

No final em vésperas do 14 Fevereiro, e em jeito de "pedido de namoro", o Presidente Engª Abílio Vilaça, pediu à Srª Vereadora que assumisse o papel de grande Embaixadora da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho. Lídia Dias muito satisfeita, aceitou e prometeu cumprir com a missão de divulgar a tradição e a sua certificação.

Lidia Dias - Embaixadora Certificação

Lidia Dias - Embaixadora

.
 
Noticia de Última Hora -Julio Magalhães Director Geral e Jornalista do Porto Canal torna-se Embaixador da Certificação dos Lenços dos Namorados do Minho
Terça, 11 de Fevereiro de 2014

Julio Magalhães

.
 
CONVITE
Terça, 11 de Fevereiro de 2014

Convite 14 Fv 2014

.
 
André Villas Boas "assina" pela Adere-Minho tornando-se Embaixador da Certificãção dos Lenços de Namorados do Minho
Sexta, 07 de Fevereiro de 2014

 

 

Hoje a Adere-Minho teve a honra e o privilégio de contar com a presença do treinador André Villas Boas, que aceitou o convite para se tornar EMBAIXADOR da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho.

No seu testemunho disse: “À Adere-Minho o meu sentido muito obrigado pela possibilidade de me associar à Vossa prestigiosa Associação que luta pelos valores mais nobres da nossa cultura, numa sociedade onde eles tendem mais a desaparecer. O Lenço vai ser destaque no nosso lar”.

A Adere-Minho e as nossas artesãs sentem-se muito prestigiadas com um Embaixador tão interessado nas nossas tradições certificadas.

André Villas Boas Embaixador Certificação Lenços de Namorados do Minho


André Villas Boas - Embaixador do Figurado de Barcelos


    Aeroporto    Aeroporto

    Aeroporto P E   Aeroporto . Embaixador

    Aeroporto divul   Aeroporto Emb

    GB e HM  DV Aeroporto


.
 
Altino Bessa - Vereador do Ambiente e Desenvolvimento da CM de Braga - Embaixador da Certificação
Quinta, 06 de Fevereiro de 2014

 

A ADERE-MINHO estará hoje (6) e amanhã (7) no Aeroporto Sá Carneiro - Porto em parceria com a Ana Aeroportos e o Programa Ver, Ouvir e Degustar a divulgar a tradição dos Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação, com as artesãs a mostrar ao vivo o seu trabalho, neste primeiro dia estivera connosco Rosa Lopes e Camila Silva. Também o Município de Braga marcou presença apoiando esta iniciativa de promoção de produtos certificados.

Pelo seu notável empenho nesta causa das tradições minhotas certificadas, a Adere-Minho atribuiu o titulo de EMBAIXADOR da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho ao Vereador do Ambiente e Desenvolvimento da CM de Braga Engº Altino Bessa.

A Adere-Minho pretende uma cultura reconhecida e valorizada através do produto certificado.


Altino Bessa Emb


Exposicao Expos


.
 
ADERE-MINHO promove os Lenços de namoados do Minho no Aeroporto do Porto
Terça, 04 de Fevereiro de 2014

Divulgacao 6 e 7

.
 
Visita SAR Dom Duarte às Tradições Minhotas certificadas em exposição no GNRation em Braga com Vereadora da Educação e Cultura da CM Braga - Dra. Lídia Dias
Domingo, 19 de Janeiro de 2014

A ADERE-MINHO no âmbito do Jantar de Reis 2014 esteve com uma exposição das Tradições certificadas: Lenços de Namorados do Minho; Olaria e Figurado de Barcelos; Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo, ontem no GNRation, juntamente com várias Confrarias Gastronómicas e o Grupo Dr. Gonçalo Sampaio (Rancho e Cavaquinhos). SAR Dom Duarte marcou presença acompanhado da Vereadora da Educação e Cultura do Município de Braga Dra Lídia Dias. Dom Duarte que já é Embaixador da Certificação desde 2012 recebeu desta vez uma peça do Bordado de Guimarães certificado.

Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 1

Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 6Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 5Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 7

Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 3Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 2Jantar Reis 2014 Exp. GNRation 4

.
 
adere-minho expõe tradições minhotas certificadas no GNRation
Quinta, 16 de Janeiro de 2014

Jantar Reis

.
 
Certificação do Lenço de Namorados 4500
Segunda, 06 de Janeiro de 2014

A Adere-Minho apostou em 1996 em tornar-se um Organismo de Certificação, assim desde 2002 que certifica produtos artesanais: os Lenços de Namorados do Minho, a Olaria de Barcelos, o Figurado de Barcelos, o Bordado de Guimarães e o Bordado de Viana do Castelo. No total são 5 produtos certificados, os únicos no continente sendo todos parte das tradições minhotas, estes produtos contam já com 56 unidades produtivas a vender as suas peças com selo de autenticidade certificada pela Adere-Minho.

No que diz respeito aos Lenços de Namorados do Minho no final do ano de 2013 atingimos a marca importante de 4500 lenços certificados. A certificação tem provado ser uma mais valia para o produto, o consumidor é cada vez mais atento, solicitando o seu certificado no acto da compra, e o artesão/unidade produtiva, já não produz sem esta garantia. Na salvaguarda nos artesãos/unidades produtivas e da nossa cultura continuaremos a certificar para dignificar o que é nosso.

 4500 Lenços certificados net

.
 
Adere-Minho divulga Vencedores do concurso INOVARTE 2013
Sexta, 13 de Dezembro de 2013

Apresentacao

      

PREMIADOS
O Concurso este ano contou com a participação de artesãos com  “Cartão Artesão” e “Unidade Produtiva”, dos concelhos de Braga, Barcelos, Vila Verde, Setúbal, Maia, os trabalhos realizados em diversos materiais desde Ferro Forjado, ferro reciclado, alpaca, latão, cobre, pedra, ferro, aço inox, barro, linho, tecidos bordados, vidro, madeira, vime, barro.

Os VENCEDORES foram:

1 - º PRÉMIO

“Galo para a Europa” – Nelson Oliveira

Figurado de Barcelos – peça certificada

2 - º PRÉMIO

“A União faz a força” – Helena Silva – artesã da Maia

Lenço de Namorados do Minho certificado (bordado a ponte de cruz)

3 - º PRÉMIO

“Esta é a Europa dos Cidadãos” – Júlio Ferreira - Barcelos

(ferro forjado e madeira) 

MENÇÕES HONROSAS

“Emigrantes na União Europeia” – Manuel Machado – Pinha - Braga

(Ferro Forjado e material reciclado)

“Direito de Cidadania” – José Vilaça  - Setúbal

(Alpaca, latão e cobre)

 

.
 
Ricardo Rio - Embaixador das Tradições Minhotas Certificadas
Segunda, 02 de Dezembro de 2013

RICARDO RIO, Presidente da Câmara Municipal de Braga, foi distinguido pela Adere-Minho com o título de Embaixador dos Produtos Certificados do Minho. Esta distinção ocorreu durante um encontro entre a direcção da Adere-Minho e o Presidente do Município de Braga, numa iniciativa que permitiu estreitar a relação entre as duas instituições e lançar as bases para o desenvolvimento de projectos conjuntos, sobretudo na área dos ofícios e artes tradicionais da região. A ocasião foi simbolizada pela oferta de um Lenço de Namorados personalizado a Ricardo Rio. De acordo com Abílio Vilaça, Presidente da Adere-Minho, esta foi uma forma de "pedir Braga em namoro". "O Concelho tem todas as condições para se tornar na Capital do Artesanato Certificado do Minho", assegurou, garantindo que esta abertura para o diálogo demonstrada pelo novo Executivo da Câmara Municipal vai permitir estimular a promoção e qualificação da "riquíssima" cultura popular minhota. Na sequência do repto da Adere-Minho, a Câmara Municipal de Braga pretende avançar com a certificação dos produtos musicais com raízes concelhias, como o Cavaquinho e a Viola Braguesa.

Ricardo Rio Embaixador

Ricardo Rio Embaixador2  Ricardo Rio Embaixador3

.
 
Diogo Infante - Embaixador do Figurado e dos Lenços de Namorados do Minho
Terça, 12 de Novembro de 2013

O Município de Barcelos e a ADERE-MINHO convidaram DIOGO INFANTE a tornar-se EMBAIXADOR do Figurado de Barcelos certificado e dos Lenços de Namorados do Minho, numa pequena cerimónia que decorreu na Torre de Menagem em Barcelos. A Câmara Municipal de Barcelos ofereceu a Diogo Infante um galo certificado da artesã Helena Silva e a Directora Geral da Adere-Minho pediu "namoro" ao actor com um Lenço de Namorados do Minho com características de Barcelos (crivo), da artesã Glória de Jesus. Diogo Infante é um homem conhecido por lutar pela nossa Cultura em Portugal aceitou logo a missão de Embaixador prometendo divulgar estas tradições seculares. De referir que Diogo Infante se encontra em Barcelos por estes dias com o "Sermão de Stº António aos Peixes".

 Diogo Infante Figurado

Diogo Infante Lenços 

Fotografias: Sónia Fernandes (Departamento Comunicação CM Barcelos)

 

.
 
Formação de Formadores/as para obtenção de especialização em Igualdade de Género
Segunda, 28 de Outubro de 2013

FF accao 2

.
 
Encerramento de mais um curso EFA Bordador
Segunda, 14 de Outubro de 2013

A Adere-Minho, encerrou mais uma acção de formação em parceria com IEFP - Centro de Formação de Mazagão que decorreu nas suas instalações um curso EFA com 700 horas que desde Março com um grupo de 16 formandas e 1 formando, teve como objectivo formar na arte dos bordados dos Lenços de Namorados do Minho. Uma formação que durou seis meses, para desempregados/as que pretendem aprender mais sobre a nossa cultura popular, assim os módulos incidiram sobretudo sobre os Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação, mas também, pela primeira vez houve espaço para um pequeno módulo do Bordado de Guimarães e das técnicas do Bordado de Viana do Castelo. Na parte teórica aprenderam a história dos bordados, realizaram uma visita ao Museu do Traje em Viana do Castelo e ainda puderam perceber como constituir uma micro empresa. A Adere-Minho com estas formações pretende criar condições e ferramentas a estes/as desempregadas para terem uma alternativa à sua condição.

Um grupo de trabalho muito participativo a quem a Adere-Minho deseja as maiores felicidades para o seu futuro.

CIMG8319

DSCN2996

.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 9 de 29