Organismo de Certificação
Quem Somos
Política de Qualidade
Manual de Qualidade
Embaixadores
Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

10.jpg
Diogo Infante - Embaixador do Figurado e dos Lenços de Namorados do Minho
Terça, 12 de Novembro de 2013

O Município de Barcelos e a ADERE-MINHO convidaram DIOGO INFANTE a tornar-se EMBAIXADOR do Figurado de Barcelos certificado e dos Lenços de Namorados do Minho, numa pequena cerimónia que decorreu na Torre de Menagem em Barcelos. A Câmara Municipal de Barcelos ofereceu a Diogo Infante um galo certificado da artesã Helena Silva e a Directora Geral da Adere-Minho pediu "namoro" ao actor com um Lenço de Namorados do Minho com características de Barcelos (crivo), da artesã Glória de Jesus. Diogo Infante é um homem conhecido por lutar pela nossa Cultura em Portugal aceitou logo a missão de Embaixador prometendo divulgar estas tradições seculares. De referir que Diogo Infante se encontra em Barcelos por estes dias com o "Sermão de Stº António aos Peixes".

 Diogo Infante Figurado

Diogo Infante Lenços 

Fotografias: Sónia Fernandes (Departamento Comunicação CM Barcelos)

 

.
 
Formação de Formadores/as para obtenção de especialização em Igualdade de Género
Segunda, 28 de Outubro de 2013

FF accao 2

.
 
Encerramento de mais um curso EFA Bordador
Segunda, 14 de Outubro de 2013

A Adere-Minho, encerrou mais uma acção de formação em parceria com IEFP - Centro de Formação de Mazagão que decorreu nas suas instalações um curso EFA com 700 horas que desde Março com um grupo de 16 formandas e 1 formando, teve como objectivo formar na arte dos bordados dos Lenços de Namorados do Minho. Uma formação que durou seis meses, para desempregados/as que pretendem aprender mais sobre a nossa cultura popular, assim os módulos incidiram sobretudo sobre os Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação, mas também, pela primeira vez houve espaço para um pequeno módulo do Bordado de Guimarães e das técnicas do Bordado de Viana do Castelo. Na parte teórica aprenderam a história dos bordados, realizaram uma visita ao Museu do Traje em Viana do Castelo e ainda puderam perceber como constituir uma micro empresa. A Adere-Minho com estas formações pretende criar condições e ferramentas a estes/as desempregadas para terem uma alternativa à sua condição.

Um grupo de trabalho muito participativo a quem a Adere-Minho deseja as maiores felicidades para o seu futuro.

CIMG8319

DSCN2996

.
 
Boletim Informativo - 1º Semestre 2013
Terça, 01 de Outubro de 2013

Capa Boletim 1º Semestre 2013

.
 
Luís Filipe Silva Candidato à C. M. Vila Verde visita Adere-Minho
Quinta, 26 de Setembro de 2013

Luís Filipe Silva candidato à Câmara Municipal de Vila Verde, visitou hoje a Adere-Minho juntamente com José Morais, número dois da lista. Os candidatos tiveram oportunidade de contactar com o grupo de 17 formandos do curso de bordados de Lenços de Namorados do Minho (EFA Bordador – IEFP), e ouvir os seus testemunhos e contributos como desempregados para o concelho de Vila Verde. Luís Filipe Silva referiu que o seu compromisso será a valorização deste tipo de instituições como a Adere-Minho, bem como defender o património e as riquezas do concelho nomeadamente o artesanato e neste caso específico os Lenços de Namorados do Minho.

  IMG 7418   IMG 7432

  IMG 7433   IMG 7453

.
 
Pacotes de Açúcar Cafés Christina em parceria com Adere-Minho com tema dos Lenços de Namorados do Minho
Terça, 24 de Setembro de 2013

Os Cafés Christina lançam uma colecção de pacotes de açúcar sobre a temática dos Lenços de Namorados do Minho, informando correctamente os seus consumidores de café esta tradição secular bem como a sua certificação usando a marca “Lenços de Namorados do Minho” de forma legal e correcta, fazendo sempre menção ao Organismo de Certificação que é a Adere-Minho. Esta colecção foi lançada no final de Agosto em Viana do Castelo na Festa da Agonia e nos principais pontos de venda nas regiões norte e centro de Portugal, e pretende dar a conhecer a história deste produto minhoto, a sua importância para a cultura e tradição nacional e a relevância da sua certificação. Com esta iniciativa a marca pretende estar mais próxima dos seus consumidores, aliando a cultura portuguesa ao sabor de um café inconfundível.

Nova imagem 1

CIMG8209  PLNM

.
 
Inês Barbosa - Cidadania em Movimento
Terça, 17 de Setembro de 2013

A candidata à Cãmara Municipal de Braga pela Cidadania em Mivimento - Inês Barbosa visitou hoje a Adere-Minho juntamente com  Manuel Carlos Silva e Helena Magalhães. Tiveram oportunidade de conhecer o trabalho que a associação desenvolve nomedamente no que diz respeito às artes e ofícios tradicionais e à certificação dos produtos artesanais.

CIMG8174

     CIMG8193    CIMG8195

.
 
Especialização em Igualdade de Género
Terça, 27 de Agosto de 2013

A ADERE-MINHO iniciou uma acção de formação para Formadores/as com vista à obtenção da especialização em Igualdade de Género num total de 72 horas, para um grupo de 12 formadores/as, a acção decorre em Braga e que terminará no final de Setembro. Esta formação inserida no âmbito da tipologia 7.4 pretende dotar os participantes de ferramentas importantes dentro da temática da igualdade, para tal segue o referencial apropriado que abordará: Igualdade, diversidade e cidadania; Sexo e género; Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos; Linguagem como paradigma das (des) igualdades; Coeducar para uma cidadania democrática; Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação; Plano Nacional Contra a Violência Doméstica; Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos; Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género; Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género; Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal; Mainstreaming de género e Ações Positivas, entre outras.

Estão previstas mais acções de formação, as inscrições encontram-se abertas.

NET  NET 2

                                 Rodape 74

 

.
 
XVIII - Encontro de Artesãos - apresentação do INOVARTE 2013
Terça, 16 de Julho de 2013

A ADERE-MINHO realizou hoje o XVIII – Encontro de artesãos, sobre a temática da certificação dos produtos artesanais, e pela primeira trouxe um Organismo de Certificação de Produtos Alimentares - a Sagilab, que actualmente certifica os Ovos-moles de Aveiro.

No Encontro de Artesão foi também apresentada a 8ª edição do INOVARTE, o concurso este ano tem como tema o Ano Europeu dos Cidadãos, o qual foi claramente apresentado pela Secretária Geral da CCP – Dra. Ana Vieira, a Confederação de Comércio Português é uma das instituições que fazem parte da Organização do Ano Europeu. Quanto ao INOVARTE as inscrições estão abertas até ao dia 31 de Outubro, a iniciativa está aberta a todos os artesãos e visa promover o artesanato, procurando incentivar a inovação, a criatividade e a utilização de novas técnicas e materiais.

Descarregue aqui o Regulamento:

Veja aqui o Vídeo do Ano Europeu dos Cidadãos e inspire-se: http://europa.eu/citizens-2013/pt/home

 

Encontro 1 

      Encontro 2  Encontro 3

 

.
 
Produtos Certificados em destaque no Stand do IEFP na FIA 2013
Domingo, 07 de Julho de 2013

A FIA 2013 arrancou ontem dia 6 Julho em Lisboa, a edição deste ano é dedicada às Fibras Vegetais, e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional deu grande visibilidade aos artesãos desta área, bem como ao Prémio Nacional de Artesanato. Por outro lado o outro destaque do IEFP deste ano na FIA foi a certificação dos produtos artesanais. Assim no Stand principal do IEFP na FIA há um espaço privilegiado com todos os produtos do continente certificados até ao momento: Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo, em que o denominador comum é o Organismo de Certificação que é a ADERE-MINHO.

FIA 2013 - Stand IEFP - Produtos Certificados

    FIA 2013 Stand IEFP Produtos Certificados 2  FIA 2013 Stand IEFP Produtos Certificados 3

 

.
 
Formar para a Igualdade no Agrupamento de Escolas de Prado
Quarta, 03 de Julho de 2013

O Agrupamento de Escolas de Prado aderiu ao projecto "Formar para a Igualdade" todos os professores e colaboradores poderão assistir à Sessão de Informação na área da Igualdade de Oportunidades - Direitos de Igualdade e Não Descriminação", agradecemos a disponibilidade da Direcção do Agrupamento e de todos os participantes.

EB23

                       Formar para Igualdade - medida 7.2. - POPH

.
 
Sessão de Informação Formar para a Igualdade
Sábado, 29 de Junho de 2013

Hoje mais uma Sessão de Informação na área da Igualdade de Oportunidades - Conciliação da vida pessoal e profissional, os nossos formadores sempre dispostos a actualizarem os seus conhecimentos. Agradecemos uma vez mais a presença de todos.

P6290968

               Formar para Igualdade - medida 7.2. POPH

.
 
Formação em Bordado de Viana do Castelo, ministrada no EFA Bordador
Sexta, 21 de Junho de 2013

A Adere-Minho tem a decorrer nas suas instalações um curso EFA Bordador desde Março com um grupo de 16 formandas e 1 formando, cujo objectivo é durante as 700 horas de formação aprenderem a Bordador Lenços de Namorados do Minho, saber um pouco de Bordado de Guimarães e pela 1ª vez estiveram a aprender as técnicas do Bordado de Viana do Castelo.  Assim terminou a formação dada pela artesã Conceição Pimenta no Bordado de Viana do Castelo. Esta formação insere-se nos cursos EFA do Centro de Formação de Mazagão da qual a Adere-Minho é parceira.

Viana

.
 
As receitas do Chef Hernâni Ermida
Segunda, 17 de Junho de 2013

Tal como prometido aqui ficam as receitas que o Chef preparou no sábado passado.

Folhado de alheira

Folhado de alheira

1 rolo de massa folhada Lidl

1 alheira

1 ovo batido

Ligue o forno a 180º passe o tabueliro do frono por agua fria estenda a massa folhada , retire a pele a alheira coloque-a em cima da massa no sentido do comprimento depois enrole a massa feche bem as pontas e coloque o rolo no tabuleiro pincel com ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos deve ficar bem douradinha. Retire sirva em fatias acompanhe com salada .

Pasta de Atum

Pasta com atum

500g de esparguete LIDL

4 latas de atum

1 lata grande de tomate pelado

3 dentes de alho

1 c.de chá de oregãos

4 c.s de azeite

sal e pimnata q.b

Descasque os alhos e pique-os grosseiramente , deite-os para um tacho junte o azeite e leve ao lume deixe cozinhar até os alhos ficarem douradinhos junte o tomate, os oregãos, tempere de sal e pimenta  e deixe cozinhar durante 10 minutos depois reduza tudo a puré. Leve ao lume um tacho com agua tempere de sal e deixe ferver junte os esparguete mexa até ferver e deixe cozer duarnte 9 minutos escorra, escorra o atum e desfaça-o ligeiramente. junte o atum ao molho de tomate leve ao lume junte o esparguete cozido misture bem e sirva decorado a gosto.

Pudim de Pão

Pudim de pão

8 pães secos ( 2 dias)

1 litro de leite Lidl

300g de açucar

8 ovos

1 pitada de canela em pó

caramelo para barrar a forma

Ligue o forno a 180º corte o pão em pequenos pedacinhos deite-o para uma tigela e polvilhe com a canela. deite os ovos e o açucar para uma tigela e bata duarante 5 minutos junte o leite mexa bem até o açucar ficar bem dissolvido, regue o pão com esta mistura e mexa delicadmnete deixe repousar cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando, depois deite dentro da forma barrada com caramelo e leve ao forno em banho maria duarnte 45 minutos retire do forno e deixe arrefecer dentro do banho maria, depois de frio desenforme e sirva.

.
 
Show-Cooking com Chef Hernâni Ermida e entrega de certificados de formação na Adere-Minho
Sábado, 15 de Junho de 2013

A Adere-Minho teve a honra de receber hoje o seu Embaixador das Tradições Minhotas certificadas para apresentação de receitas saudáveis, o Chef Hernâni Ermida. Esta sessão foi realizada a pensar nos nossos formandos que terminaram os seus percursos formativos nas áreas do Comércio, Hotelaria e Restauração, Serviço de Apoio à Criança e Ciências Informáticas, em Braga, Vila Verde e Ponte Lima. A Adere-Minho contou com a presença do Dr. Ricardo Rio (Vereador e candidato ao Município de Braga) e com Dr. Luis Filipe Silva (Vereador e candidato ao Município de Vila Verde) para a entrega dos certificados de formação, o candidato Ricardo Rio enalteceram o trabalho desenvolvido pela nossa associação, considerando um projecto notável, e Luís Filipe Silva uma associação que deve orgulhar não só aos Vila-Verdenses como no resto do Minho, região por onde actua . Esta iniciativa teve o apoio da TEKA - Portugal, SA, Lidl & Cia, Jossois, Lda, com agradecimento especial à Paróquia de Soutelo. Ao Grande Chef Hernâni um nosso muito obrigado pela simplicidade e disponibilidade em estar connosco neste dia em Soutelo. Conforme prometemos iremos colocar aqui as receitas partilhadas pelo Chef neste Show-Cooking.

S C VV4   Show Cooking 1

Entrega Certificados 4  Show Cooking

Entrega Certificados   Entrega Certificados 7

Entrega Cert    Entrega Certificados 2

Entr. Cert.    Entrega Certificados 10                                                            

Show Cooking11    Chef

.
 
Projecto PICA - Brochura da "Promoção para a Conciliação da Vida Pessoal e Profissional" com Prefácio do Dr. Rui Barreira apresentada hoje
Quarta, 12 de Junho de 2013

A ADERE-MINHO hoje a Brochura da "Promoção para a Conciliação da Vida Pessoal e Profissional" com Prefácio do Dr. Rui Barreira Director CRSS, este trabalho insere-se no âmbito do projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces, da medida 7.3. promovido pela CIG- Comissão para Igualdade de Género do POPH. Esta brochura é o culminar de um projecto com cinco actividades distintas que teve como principal objectivo a promoção da igualdade de género e oportunidades através de acções de informação e sensibilização, abrangendo diversos públicos estratégicos, desde alunos/as do ensino básico e secundário, desempregados/as, empresários/as empreendedores; profissionais da comunicação social; chefias intermédias e topo das empresas e trabalhadores.

O Director do CRSS Dr. Rui Barreira começou por enaltecer o trabalho cuidadosamente produzido pela ADERE MINHO, corresponde a uma compilação de informação referente à Igualdade de Género. Tradicionalmente, a igualdade de género tem sido apresentada como sinónimo de luta das mulheres pela sua independência económica, igualdade salarial e empoderamento. Mas não se trata apenas disso. É importante clarificar que igualdade de género é um assunto civilizacional e que diz respeito não só às mulheres, como também aos homens. No entanto, a promoção de igualdade de género não pode nunca ser alcançada por decreto. Deverá sim assentar no mérito, no reconhecimento, no trabalho, na competência e dedicação das mulheres e dos homens. Deverá ser reconhecida da mesma forma e reconhecida para ambos.

Apesar do término do projecto a Adere-Minho dará continuidade ao mesmo independentemente de financiamento, como faz com todos os projectos que são importantes para contribuir para uma melhor cidadania da nossa região.

   PICA Brochura

PICA Brochura 3  PICA Brochura 4  PICA Brochura 2

   PICA Brochura 8  PICA Brochura 9

            Brochura "Promoção para a Conciliação da Vida Pessoal e Profissional"

.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 9 de 28