Organismo de Certificação
Quem Somos
Política de Qualidade
Manual de Qualidade
Embaixadores
Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

05.jpg
ADERE-MINHO presente 40º Colóqui da Qualidade a promover as tradições certificadas
Quinta, 12 de Novembro de 2015

A ADERE-MINHO esteve presente no 40º COLÓQUIO DA QUALIDADE para promover e divulgar os seus produtos certificados. O tema da edição deste ano é "Qualidade: Inspirar a Gestão, Melhorar o Desempenho" , evento anual da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, reconhecido, a nível nacional, como sendo o acontecimento mais importante organizado em torno das temáticas da Qualidade e da Excelência organizacional e um ponto de encontro privilegiado para a partilha de conhecimentos e práticas, reflexão e debate.

2015-11-13 15.28.36-2

               2015-11-13 15.28.37-1

.
 
João Vallera -Duplamente Embaixador
Quarta, 21 de Outubro de 2015

A exposição contou com a visita de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera, a directora-geral da Adere-Minho, Teresa Costa, classificou esta visita como “uma honra e privilégio para a nossa Exposição dos Lenços de Namorados do Minho”, aproveitando a ocasião para convidar o ilustre visitante a assumirem o papel de Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho certificados, convite prontamente aceite. “Muito honrada pelo convite aceite pelo Sr. Embaixador Dr. João Vallera com grande simpatia, aceitou a missão de divulgar os Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação”, congratulou-se a responsável da Adere-Minho. 

Embaixador

                Embaixador2

.
 
Principal (Reitor) do King´s College - Professor Edward Byrne - Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho
Terça, 30 de Novembro de 1999

A exposição em Londres contou com a presença do Principal (Reitor) do King´s College, o Professor Edward Byrne que com grande simpatia, aceitarou a missão de divulgar os Lenços de Namorados do Minho certificados”. O lenço continha uma quadra original bordado em português e traduzida em inglês, num desenho inovador.

Eduard Byrne

.
 
ADERE-MINHO EXPÕE TRADIÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO NO KING’S COLLEGE, EM LONDRES Exposição realizada no âmbito do Arts & Humanities Festival 2015, subordinado ao tema Fabrication
Quarta, 14 de Outubro de 2015

 

       Conceição Pimenta João Silvestre Teresa Costa Camila Silva

Oficinas2  Oficinas

Visita Embaixador  Visita Embaixador2

          Oficinas4

          João Silvestre

A convite do Centro Camões para a Língua e Cultura Portuguesa do King’s College, a ADERE-MINHO participou no Arts & Humanities Festival 2015, onde promoveu a exposição Fabric letters: the language of Portuguese fiancés’ kerchiefs, sobre a Tradição dos Lenços de Namorados do Minho.

João Silvestre, Professor do Centro de Camões, explicou que a escolha desta exposição surgiu do tema do Festival, que é "Fabrication", que em inglês se relaciona tanto com criação como com têxteis. "Pareceu-nos que a tradição dos Lenços de Namorados do Minho respondia perfeitamente ao tema, tanto nos sentidos metafóricos, como no literal: os lenços são uma forma de escrever, aliada às artes manuais e ao saber artesanal", vincou.

A iniciativa dirigiu-se a estudantes da universidade, mas também alunos de português de escolas em Londres, dando a conhecer não apenas os bordados, mas também os poemas e ditos populares, com tradução multilingue, chegando também a académicos que se interessam pela literatura popular europeia e tradições culturais. "Em outras culturas há tradições semelhantes de escrita bordada e os visitantes não deixarão de estabelecer comparações com as culturas de origem", concluiu. Integrado na exposição, decorreram em paralelo oficinas e workshops interactivos para diferentes públicos e idades, que estimularam a participação dos visitantes, iniciativas que se revelaram um sucesso, pela adesão e entusiasmo dos participantes. Destaque para o Workshop de Iniciação à arte de bordar, em que, em sessões de cerca de 30 minutos, duas artesãs ensinaram a bordar os pontos básicos dos bordados tradicionais minhotos, a oficina de Escrita criativa a partir de quadras tradicionais, em que os visitantes foram convidados a criar e escrever numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo e a Oficina  de Colorir, onde  os visitantes deram cor a reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.

No encerramento da exposição, a responsável da Associação fez também questão de presentear com um Lenço dos Namorados do Minho personalizado João Silvestre, director do Centro Camões para a Língua e Cultura Portuguesa do King's College, impulsionador desta exposição e do convite dirigido à Adere-Minho, a quem agradeceu “pela hospitalidade,pela organização e pelo convite que possibilitou a promoção além-fronteiras desta maravilhosa tradição”.

.
 
ADERE-MINHO presente no 40º COLÓQUIO DA QUALIDADE | APQ, IPQ , EXPONOR | 12 E 13 NOVEMBRO
Segunda, 12 de Outubro de 2015

SPQ

A ADERE-MINHO estará presente no 40º COLÓQUIO DA QUALIDADE para promover e divulgar os seus produtos certificados. O tema da edição deste ano é "Qualidade: Inspirar a Gestão, Melhorar o Desempenho" , evento anual da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, reconhecido, a nível nacional, como sendo o acontecimento mais importante organizado em torno das temáticas da Qualidade e da Excelência organizacional e um ponto de encontro privilegiado para a partilha de conhecimentos e práticas, reflexão e debate. Consulte mais em: http://www.spqexpo.exponor.pt/lista_expositores.aspx

.
 
1º encontro de produtos artesanais certificados
Sexta, 09 de Outubro de 2015

A ADERE-MINHO comemora os seus 25 anos, a realizar o I Encontro Nacional dos Produtos Artesanais Certificados, um momento marcante da história do artesanato português. Temos pela frente novos desafios, que será necessário repetir no futuro mais encontros como este para analisar o estado da arte e aprofundar o conhecimento comum de todos os actores envolvidos na defesa e promoção do artesanato português.

A ADERE-MINHO enquanto ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO acreditado pelo IPAC, e após aprovação do Dec.Lei 121/2015 que criou o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, com grande apoio e empenho do Deputado Engº Altino Bessa, foi muito importante juntar todos os agentes envolvidos nos processos de certificação para testemunhar da sua importância, da realidade de cada um.

A todos ficou a promessa de um novo ENCONTRO em 2016, saíram daqui muitas parcerias, sinergias para trabalho no futuro.

A todos quanto enriqueceram o dia da ADERE-MINHO que completou de 25 anos de passado presente e futuro o nosso muito obrigado.

1º painel  1º painel conj

2º painel 2  2º painel 1

3º painel 2  3º painel 1

4º Painel 2  4º Painel 1

         Plateia

         Artesaos Figurado de Barcelos

          Artesas Bordado de Guimares

          Artesas Lenços de Namorados do Minho

          Bordado de Viana do Castelo

.
 
CONVITE - 1º encontro nacional de produtos artesanais certificados
Sexta, 02 de Outubro de 2015

Ap convite_Out.15_v03-1

Programa 1º Encontro net

.
 
Ao Som da Braguesa - com o Município de Amares - a certificação
Quarta, 23 de Setembro de 2015

Viola Braguesa - Amares

.
 
Lenços de Namorados do Minho em Londres no King's Collhege
Sexta, 18 de Setembro de 2015

LONDRES

14 Outubro 2015

Lenços de namorados do Minho no Festival de Artes e Humanidades do King's College em Londres

Exposição Fabric Letters. The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços de namorados)

A exposição Fabric Letters é uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London, organizada pelo Centro Camões e pela Adere-Minho (Minho, Portugal). O mote do festival em 2015 é o conceito de Fabrication (palavra de vários sentido em Inglês, criação e tecido), explorando temas como capacidade criativa humana, os tecidos (redes) da sociedade, do conhecimento e da linguagem.

A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades:

- exposição com uma seleção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados com versos tradicionais, com traduções em Inglês, Francês e Italiano, da qual foi elaborada uma brochura para o efeito, oferecida a todos os visitantes. 

- workshop de  iniciação à arte de bordar, com duas artesãs que ensinam a bordar os pontos básicos. Cada sessão dura cerca de 30 minutos (inscrições limitadas). O diálogo com as artesãs é mediado por intérpretes, quando necessário. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão.

- escrita criativa a partir de quadras tradicionais. Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes podem criar uma oferta única, escrevendo numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo.  São fornecidas reproduções a cores dos lenços bordados, com espaço para a dedicatória.

- colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.

Às 17:00 inicia-se uma visita guiada, com a presença de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera.

Esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações dos 25 anos da ADERE-MINHO que muito nos honra, e que levará o nome das nossas tradições e dos nossos artesãs ás terras de Sua Majestade.

.
 
25 anos ADERE-MINHO
Segunda, 14 de Setembro de 2015

Nova imagem 3

.
 
BASTOEMPREENDE visita ADERE-MINHO
Sábado, 29 de Agosto de 2015

Acompanhados pelo seu Presidente Engº Joaquim Barreto, um grupo de empresários de Cabeceiras de Bastos associados da BASTOEMPREENDE, visitaram esta manhã a ADERE-MINHO, para conhecer a realidade da nossa instituição enquanto Organismo de Certificação, e a experiência do Viveiro de Micro Empresas aqui instalado desde 2005.O Presidente da Adere-Minho Engº Abílio Vilaça deu a as boas vindas aos empresários e ao Presidente da BastoEmpreende Engº Joaquim Barreto, dando nota que é um honra poder partilhar e trocar experiências com os empresários de todos os concelhos, uma vez que Adere-Minho enquanto Organismo de Certificação neste momento já tem 6 produtos certificados (Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e Renda de Bilros de Vila de Conde). 

O Engº Joaquim Barreto agradeceu a receptividade, a partilha e acima de tudo enalteceu a Adere-Minho pela sua evolução ao longo dos 25 anos de existência no seu papel de valorização do artesanato do Minho e consequente desenvolvimento na economia, e na captação de pessoas para o artesanato, para a preservação das nossas tradições. Esta visita contou ainda com a presença de autarcas do concelho de Vila Verde, nomeadamente Vereadores e Presidentes de Junta.

Basto Empreende 2  Basto Empreende 3

Basto Empreende 7  Basto Empreende 8

Basto Empreende 5  Basto Empreende 6

.
 
Boletim Edição Especial Assembleia da República 2015
Quarta, 19 de Agosto de 2015

Boletim AR

.
 
Boletim Semestral 2015
Quinta, 20 de Agosto de 2015

Boletim Semestral 2015

.
 
Presidente do Municipio de Guimarães torna-se Embaixador do Bordado de Guimarães na inauguração da Exposição no espaço de Jorge Silva Hair Concept
Sábado, 08 de Agosto de 2015

Decorreu ontem a inauguração de uma exposição que estará patente durante a próxima semana no espaço do nosso Embaixador dos Lenços de Namorados do Minho e do Bordado de Guimarães Jorge Silva Concept, a exposição contou com a presença de quatro artesãs Camila Silva e Laura Fernandes, Carla Campos e Sameiro Fernandes, que estiveram toda a tarde a bordar.

A inauguração da exposição foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães – Dr. Domingos Bragança, contando com a presença dos Vice-Presidentes da Adere-Minho Augusto Pereira e Adelino Oliveira, do  Vereador do Município de Guimarães Dr. Ricardo Costa, bem como de outros convidados e clientes do próprio Jorge Silva.

O Presidente do Município enalteceu a iniciativa que foi promovida pelo conceituado profissional Jorge Silva que não só apoio a promoção e divulgação das nossas tradições como tem um espaço de 530m2 que estão ao serviço da nossa cultura mais genuína, e certificada pela ADERE-MINHO, Guimarães acolhe e pretende que iniciativas destas se repitam.

Jorge Silva agradeceu a forma entusiasta como Sr. Presidente aceitou o convite que lhe foi endereçado, nesse sentido juntamente com a Directora Geral da Adere-Minho Teresa Costa convidaram-no a fazer parte da lista de Embaixadores da instituição, sabendo que é um profundo admirador dos Bordados de Guimarães, assim foi-lhe oferecido um marcador de livros com bordado com outro ícone de Guimarães a Cantarinha dos Namorados.

O Presidente Dr. Domingos Bragança ficou muito emocionado e agradecido com a distinção, aceitando de imediato o repto, encetando desde já contactos com a ADERE-MINHO para um exposição de grandes dimensões num espaço nobre da cidade para divulgar o Bordado e Guimarães e os Lenços de Namorados do Minho característicos de Guimarães.

JS Ex GUI 6

JS Ex GUI 4  JS Ex GUI 2

 

.
 
Exposição no salão do embaixador Jorge Silva em Guimarães
Sexta, 31 de Julho de 2015

Cartaz

.
 
concurso INOVARTE 2015
Terça, 28 de Julho de 2015

INOVARTE 2015

Download de Desdobrável

 

.
 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 2 de 28