Quem Somos
Embaixadores
Promoção de Produtos Certificados
Lenços de Namorados
Olaria de Barcelos
Figurado de Barcelos
Bordado de Guimarães
Bordado de Viana do Castelo
Renda de Bilros
Destaques
GIP-adere
Dinamizar
Formação para Empresários "Medida 3.1."
Aponte para o Gerês
PICA (Promover a Igualdade Construindo Alicerces)
Formar Para A Igualdade
Postais Lenços de Namorados
Viveiro de Artesanato
Bonecas Biotradicionais
Facebook
Newsletter
Subscreva a Newsletter Adere-Minho para ficar a par de todas as nossas novidades.
Pesquisar
Prémios do site

designersdepot

06.jpg
Sessão Violência no Namoro em parceria com projecto Berimbau Chocolate
Segunda, 22 de Abril de 2013

A convite do projecto Berimbau Chocolate, a Adere-Minho participou no workshop dedicado ao tema "Capoeira - IGUALDADE DE GÉNEROS, através de uma acção de sensibilização sobre a prevenção da Violência no Namoro, uma das actividades do seu projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces (medida 7.3. - CIG do POPH). Nesta sessão a plateia era constituída por 18 jovens dos 14 aos 18 anos e as suas educadoras bem como os técnicos que fazem parte do projecto Berimbau Chocolate, que num ambiente muito informal e ao estilo da “capoeira” estiveram muito atentas e participativas.

DSC00336  DSC00407

                                           PICA - medida 7.3. do POPH

.
 
Pedro Roque Oliveira - Secretario de Estado do Emprego visita Adere-Minho e torna-se Embaixador das Tradições Minhotas Certificadas
Sábado, 20 de Abril de 2013

A ADERE-MINHO teve a honra de receber hoje a visita do Senhor Secretário de Estado do Emprego - Pedro Roque Oliveira, visitou as nossas instalações, esteve à conversa com as nossas artesãs das tradições minutas certificadas - Maria Céu e Camila Silva a representar os Lenços de Namorados do Minho; Rosa Duarte (Isilda Parente) e Conceição Pimenta pelo Bordado de Viana do Castelo; Sameiro e Elizabete pelo Bordado de Guimarães e Manuel Macedo e Irene Salgueiro pelo Figurado de Barcelos. Nesta visita teve ainda a oportunidade de contactar com as turmas de EFA Bordador, Cerâmica Decorativa, Comércio, Hotelaria e Restauração. Na cerimónia em que entregou certificados aos percursos formativos que terminaram nas áreas de Serviço de Apoio à Criança, Saúde, Secretariado, Ciências Informáticas e Bordados.

No seu testemunho o Sr. Secretário de Estado do Emprego, comprometeu-se publicamente que tudo fará, para que a legislação que há vários anos se encontra pronta para regular o sector da certificação do artesanato em Portugal. A Adere-Minho certifica os únicos 5 produtos no continente o que para o Secretário de Estado é um excelente exemplo para manter viva a nossa identidade e a nossa cultura popular.

          Adereminho5273

Adereminho5250  Adereminho5254

IMG 5820  IMG 5738

Adereminho5208  IMG 5770

Adereminho5313  IMG 5690

IMG 5709  IMG 5721

IMG 5726  IMG 5810

 

.
 
Assunção Cristas - Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e ordenamento do território - Embaixadora da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho
Domingo, 14 de Abril de 2013

A ADERE-MINHO participa de 14 a 17 Abril na Feira Alimentaria & Horexpo 2013 na FIL, no espaço PORTUGAL SOU EU, enquanto entidade aderente ao selo, através da AIP – Associação Industrial Portuguesa. Esta edição foi inaugurada pela Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território – Assunção Cristas, a Adere-Minho teve oportunidade de lhe falar enquanto Organismo de Certificação dos únicos 5 produtos no continente certificados, sendo que três deles já aderiram ao selo – Portugal Sou Eu, os Lenços de Namorados do Minho, do Bordado de Viana do Castelo. Na oportunidade o Presidente – Engº Abílio Vilaça e a sua Directora Geral – Teresa Costa, ofereceram um Lenço de Namorados do Minho certificado, convidando-a a tornando na mais recente Embaixadora da causa da certificação, ao qual a Sra. Ministra aceitou de imediato, mostrando-se uma defensora do nosso artesanato.

        Ministra Embaixadora da Certificação

F ALIM   F ALIM Ministra

       F ALIM Ministra 1  F ALIM 2

 

.
 
Directora da Adere-Minho Teresa Costa convidada no Centro Escolar de Maximinos para falar da tradição dos lenços de namorados do Minho
Quinta, 11 de Abril de 2013

A Directora Geral da Adere-Minho, foi uma das convidadas do Centro Escolar de Maximinos nesta semana dedicada à leitura, dando o seu contibuto com uma aula sobre a Tradição dos Lenços de Namorados do Minho, manter a nossa cultura é perservar a nossa identidade. Aos alunos do 4º ano muito atentos, foi-lhes colocado um desafio que daremos conta em breve, fica aqui o registo e um agradecimento especial ao Coordenador do CEM e ao Prof. da Biblioteca pelo convite.

                Diploma

IMG 5069  IMG 5078

.
 
ADERE-MINHO dá Formação na Igualdade na Bragahabit
Quinta, 04 de Abril de 2013

A ADERE-MINHO no âmbito do projecto Formar para Igualdade  da medida 7.2. do POPH, coordenado pela CIG - Comissão para Cidadania e Iguadade de Género, terminou mais uma acção de formação/sensibilização na área da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens; informando para apoiar a conciliação entre trabalho e vida privada e familiar para homens e mulheres, direitos e deveres na Parentalidade, desta feita na empresa municipal de Bragahabit.

BH FI   BH FI2

                         Formar para Igualdade - medida 7.2. - POPH

.
 
A ADERE-MINHO promove Formações Modulares em Braga em parceria com GIP da Câmara Municipal de Braga
Terça, 02 de Abril de 2013

A ADERE-MINHO em parceria com o GIP da Câmara Municipal de Braga organizou dois grupos de formados (desempregados) que estão a frequentar dois percursos de formação de 200 horas, um na área do Serviço de Apoio a Crianças e outro de  Ciências Informáticas. A formação está a decorrer nas instalações da TUREL em Braga, instituição que também colabora com a nossa associação. As formações modulares certificadas da Adere-Minho auxiliam os desempregados a qualificarem-se em diversas áreas para poderem encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

CIMG7594   CI

                             Rodape Qualificar

.
 
Formações Modulares Certificadas que terminaram...
Sábado, 30 de Março de 2013

Terminaram no final de Março várias ações no âmbito das formações modulares certificadas, apoiadas pela medida 2.3 do POPH (Programa Operacional do Potencial Humano) nas áreas Ciências Informáticas, Serviços de Apoio a Crianças (200h/cada grupo). Estes grupos de desempregados, efectuaram várias UFCD's teóricas e práticas, na sua sede em Soutelo. Entretanto em parceria com Junta de Freguesia S. Martinho da Gandra em Ponte de Lima terminou ainda uma formação na área da Floricultura com 17 formandos/as desempregados/as.

1Crianca   2 Crianca

3 crianca  4 crianca  5 crianca

Floricultura   Cienc. Inf.

                           Rodape Qualificar

.
 
Portugal sou Eu - ADERE-MINHO Gabinete Regional
Quinta, 14 de Março de 2013

A ADERE-MINHO – Associação para Desenvolvimento Regional do Minho e a ACB – Associação Comercial de Braga, aderiram à divulgação do programa “PORTUGAL SOU EU”, cuja entidade co-promotora é a AIP – Associação Industrial Portuguesa. Com o objectivo de apresentar este programa promoveram em parceria um Workshop Regional, dirigido a todos os empresários da região, que pretende promover e valorizar o que é produzido em Portugal. Para mais informações as empresas com produções próprias podem consultar www.portugalsoueu.pt ou dirigir-se ao Gabinete Regional da ADERE-MINHO.

AIP - Portugal Sou Eu  AIP Portugal Sou eu

.
 
Convite - Portugal Sou Eu
Sábado, 09 de Março de 2013

Convite

.
 
Adere-Minho na RTP no programa especial Dia da Mulher
Sexta, 08 de Março de 2013

A ADERE-MINHO esteve hoje no programa especial do Dia Internacional da Mulher da RTP, enquanto único Organismo de Certificação de produtos artesanais no continente, com selo de garantia e qualidade:ü  Lenços de Namorados do Minho; ü  Olaria de Barcelos; ü  Figurado de Barcelos; ü  Bordado de Guimarães; ü  Bordado de Viana do Castelo.  Estes artesãos/ãs na sua maioria Mulheres, principalmente na arte dos bordados, assim Carla Campos artesã do Bordado de Guimarães foi o exemplo que a RTP mostrou ao país de como sair do desemprego após uma formação profissional, com a criação do seu próprio Atlier, Pé de Flor em parceria com a colega Elisabete.

Aproveitamos para dar a conhecer vestuário e acessórios que inspirados na tradição com design e inovação de novos artistas/artesãos, que aplicaram os bordados dos Lenços de Namorados do Minho, do Bordado de Guimarães ou até do Bordado de Viana do Castelo. Pela primeira vez levamos joias de designers onde encontramos a fusão do Artesanato e do Design.

Combinado do Boraddo de Guimarães (Projecto da estilista Helena Cardoso em parceria com Oficina de Guimarães)

Camisa bordada com motivos do Bordado de Viana do Castelo (VeraViana); Carteira bordada (Catarina Silva) brincos e colares filigrana vidro (Pedras de Sal - Joana Abreu

Joias em filigrana e contas de Viana em prata dourada de Sara Janela

  DM RTP 2   DM RTP 4

DM RTP 3       DM RTP 5

DM RTP 8

 

.
 
Empreendedorismo no Feminino - Casos de Sucesso
Sexta, 08 de Março de 2013

A Adere-Minho no âmbito do projecto PICA – Promover a Igualdade e Construindo Alicerces, cujo principal objectivo é a promoção da igualdade de género e oportunidades através de acções de informação e sensibilização, abrangendo diversos públicos estratégicos. Uma das actividades deste projecto visa a realização de campanhas de divulgação de empreendorismo feminino: Objectivos:Divulgar apoios para a criação do próprio emprego; Dar a conhecer apoios à contratação para empresas; Disseminar boas práticas; Incentivar a uma maior participação e envolvimento das mulheres na vida cívica, social e cultural. 

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, quisemos celebrar e dar visibilidade ao trabalho e conquistas de 3 duplas de empreendedoras, casos de sucesso que  valem a pena serem partilhados. Mesmo em tempos de maior perturbação financeira, não baixaram os braços e lutaram, e ainda lutam, pelos seus projectos e sonhos. A Adere-Minho tem vindo apoiar e acompanhar estes projectos, que consideramos verdadeiros exemplos e que podem servir de inspiração para outras mulheres que queiram criar o seu próprio negócio, deixando o seu testemunho para uma plateia de desempregados/as.

Fava do Cacau nasceu do gosto pelo chocolate conjugado com uma forte motivação de encarar desafios por parte das empresárias Adélia e Célia. Em 2010 A Adere-Minho no âmbito da Comemoração do Dia dos Namorados promove a apresentação deste projecto. Desde então, neste dia trás as novidades que as empresárias lançam todos os anos, divulgando os seus produtos.

Elisabete e Carla depararam-se com uma situação de desemprego e resolveram criar o Atelier de Bordados - Pé de Flor, no ano de 2012, após realizarem uma formação profissional na área do Bordado de Guimarães. A Adere-Minho, no âmbito do seu protocolo com o Montepio, realizou uma candidatura ao microcrédito, para estas empresárias que foi aprovado, traduzindo-se num importante apoio ao investimento para a empresa.

Cristina e Susana recorreram à Adere-Minho para a realização de um projecto de criação do próprio emprego, enquadrado na tipologia Iniciativas Locais de Emprego do IEFP. Nasceu assim a Dona Agulha, empresa que se dedica à confecção de arranjos e venda de utensílios de vestuário e atoalhados.

Neste dia tão especial Dia Internacional da Mulher que foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, não podemos deixar de saudá-las pelo seu dinamismo, perseverança e motivação.

PICA2

    PICA - Empreendedorismo     PICA6

   VV6  Plateia2

.
 
Dia Internacional da Mulher na Adere-Minho
Quinta, 07 de Março de 2013

Dia Internacional da Mulher - Empresárias de Sucesso

.
 
Boletim 2º Semestre 2012
Sábado, 02 de Março de 2013

Já se encontra disponível para download o Boletim do 2º Semestre 2012 da Adere-Minho.

Boletim 2º Semestre 2012

.
 
A Adere-Minho numa sessão de Empreendedorismo na Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas em parceria com a Bragahabit
Sexta, 01 de Março de 2013

A Adere-Minho no âmbito do projecto PICA – Promover a Igualdade Construindo Alicerces da medida 7.3. do POPH, tem desenvolvido um conjunto de actividades, com um conjunto de parceiros, nomeadamente no que diz respeito à Actividade 4 – Sessões de Informação de Empreendedorismo que é essencialmente para desempregados/as, dando perspectivas das medias de apoio à formação, ao emprego ou à prorpia criação de emprego. Em parceria com a Bragahabit a Adere-Minho Realizou uma sessão de Empreendedorismo na Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas.

PICA BH AMBA3   PICA BH AMBA4

PICA BH AMBA5   PICA BH AMBA2

PICA - medida 7.3. do POPH 

.
 
Formar para a Igualdade para empresários do Projecto MOVE uma parceria com a Cooperativa A RELHA
Quinta, 28 de Fevereiro de 2013

No Âmbito do projecto "Formar para a Igualdade", da medida 7.2. do POPH, coordenado pela CIG - Comissão para Cidadania e Iguadade de Género, tem vindo a realizar várias Sessões de Sensibilização e Informação na área da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens; informando para apoiar a conciliação entre trabalho e vida privada e familiar para homens e mulheres. Assim numa pareceria activa com a cooperativa A Relha, esteve com um grupo de 26 empresários do projecto MOVE, em que o nosso técnico Dr. Miguel Coelho detalhou toda a informação sobre os Direitos e Diveres consagrados no nosso Código de Trabalho tais como o Direito de Persolalidade; Direito de Igualdade e não Dicriminação; Deveres e Obrigações em matéria laboral; As novas regras de assiatências à familia; a parentalidade, etc.

FI Relha    FI Relha1

Formar para Igualdade - medida 7.2. - POPH

.
 
Formações Modulares Certificadas
Quinta, 28 de Fevereiro de 2013

A Adere-Minho enquanto entidade acreditada pela DGERT, no âmbito do seu Plano de Formação para 2013 reiniciou no mês de Fevereiro as suas formações modulares certificadas, apoiados pela medida 2.3 do POPH (Programa Operacional do Potencial Humano) nas áreas: Ciências Informáticas e Serviços de Apoio a Crianças (200h/cada grupo) com dois grupos de formandos/as abrangendo 33 desempegados/as. No âmbito da parceria que mantêm com o CEARTE (Centro de Formação e arte de Coimbra) decorreu uma formação de 75horas com um grupo de 15 formandos/as (desempregados/as), aprendendo as Técnicas de Tecelagem. Em parceria com Junta de Freguesia S. Martinho da Gandra em Ponte de Lima a Adere-Minho tem uma turma de Floricultura com 17 formandos/as desempregados/as.

As formações modulares certificadas da Adere-Minho tem inscrições abertas em várias áreas: Artesanato; Comércio; Secretariado e Trabalho administrativo; Floricultura e jardinagem; Hotelaria e restauração; Cuidados de Beleza; Segurança e Higiene do Trabalho para activos e desempregados as inscrição são efectuadas na sua sede.

CIMG7436  CIMG7438

Trabalhos2  Trabalhos3  Trabalhos9  Trabalhos10  Trabalhos17  Trabalhos18

Rodape Qualificar

.
 
« InícioAnterior11121314151617181920SeguinteFinal »

Página 13 de 30